"O Pianista" - no caos da Guerra


 "O Pianista", de Wladislaw Szpilman, foi um dos livros que mais me impressionou. É um formidável relato de um pianista judeu em meio ao caos da 2ª Guerra Mundial. Confesso que nunca assisti ao filme "O Pianista", que foi baseado neste livro, porém, mesmo não assistindo, acredito ser impossível colocar em 2h uma história sobremodo assustadora. Nunca li história sobre o sofrimento judaico escrito de maneira tão verídica, complexa, ao mesmo tempo humana, dramática e triste. O livro superou minhas expectativas, é bem detalhado e a leitura faz com que você quase visualize todas as cenas. Um deslumbrante diário de um músico em meio ao caos da Guerra.

Por ser estudante de piano, ou até mesmo qualquer pessoa ligada à música clássica - que possui seu instrumento musical como um dos melhores amigos (isso quando não o é) -, entenderia o drama vivido pelo protagonista do livro. Seu desespero por ver sua paixão musical ser impedida de ser desfrutada por causa de uma Guerra  - sem sentido – contra todos os judeus, o afligia. Varsóvia, uma das cidades mais belas da Europa, naquela época, vai aos poucos sendo transformada num verdadeiro pesadelo onde destruição, defuntos, sangue, violência e fogo distorcem a beleza da cidade. Os nazistas arrasaram completamente a Polônia.

O mais espetacular de todo o livro é como o pianista consegue ver seus pais e irmãos indo para uma viagem sem volta – campo de concentração – e ele, mesmo solitário, consegue passar por cima do provável e, de maneira improvável, extraordinária e hipotética, consegue “ressurgir das cinzas”, e, como a fênix, revive com força e brilho, sendo reconhecido por seu talento musical.

Drama fantástico. Para quem se chocou com o filme (eu soube que é muito dramático) vai se chocar ainda mais com o livro! Recomendo para quem gosta de relatos verídicos, história da 2ª Guerra e história judaica. 

Título: O Pianista
Autor: Wladislaw Szpilman
Gênero: romance estrangeiro
Editora: Edições BestBolso
Formato: 12x18
Preço na Editora Record: R$ 17,90

O que disseram: 
“Quando o assunto é o Holocausto, as imagens citadas são em geral referentes aos campos de concentração. A rica memória de Władysław Szpilman nos possibilita uma outra visão da guerra, aquela vivida no Gueto de Varsóvia.” The Times

“Você pode aprender muito mais sobre a natureza humana e sobre a Segunda Grande Guerra nesse relato de um dos sobreviventes do que nas volumosas enciclopédias.” Independent on Sunday

Comentários