O menino do pijama listrado



Traduzido para mais de 30 línguas, tornado filme pela Miramax, em 2008, vencedor de dois prêmios Irish Book Awards, finalista do British Book Award, O menino do pijama listrado rapidamente tornou-se um clássico do século XXI. Escrito em dois dias e meio no ano de 2007 por John Boyne, o livro foi incrivelmente redigido de maneira singular, sendo seu conteúdo profundíssimo. É o tipo da obra que não dá para resenhar sem tirar o prazer da descoberta a cada página lida, é por isso que discorrerei muito pouco sobre seu conteúdo.

Não assisti o filme, mas não sei se o diretor e os produtores do longa conseguiram expressar todo sentimento e tanta reflexão gerados pelo texto escrito. A leitura é muito fácil, o li em apenas um dia, mas que valeu cada segundo e cada centavo investido no excelente trabalho publicado de maneira magnífica pela Cia. Das Letras. O que posso dizer da leitura sem proferir spoiler é que o discurso por dias ou mesmo semanas ressurge na mente do leitor, sendo sempre necessário ao ser humano o tipo de reflexão humanista desenvolvida por Boyne na obra. Uma criança judia, uma criança alemã: a história de uma amizade em plena 2ª Guerra Mundial. 

Título: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Gênero: Romance estrangeiro
Editora: Cia. Das Letras
Páginas: 186

O que disseram:
"Intenso e perturbador […], pode se tornar uma introdução tão memorável ao tema como O diário de Anne Frank foi em sua época" – USA Today
"Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição" – The Irish Independent

"Um livro maravilhoso" – The Guardian

Comentários


  1. Eu li há um tempo e também gostei muito!

    Ver tudo aquilo pelo olhar de uma criança é mesmo muito marcante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por passar por aqui! É uma honra ter sua opinião.