Seitas: heresias do nosso tempo



O livro Seitas, heresias do nosso tempo, é um bom começo para quem pretende iniciar os estudos em apologética. É uma obra muito simples, um resumo sobre as doutrinas das mais conhecidas seitas presentes no mundo inteiro. Para mim, a leitura foi bastante válida porque eu nada conhecia a respeito da Ordem Rosa Cruz, do Hare Krishna, do Seicho-noi-iê, da Igreja do Rev. Moon e da Congregação Cristã do Brasil. A diferença entre bruxaria e satanismo também é explanada no livro, como também o que viria a ser a Nova Era e as doutrinas mais fundamentais dos Testemunhas de Jeová, Adventistas e Mórmons.

Descobri que o Panteísmo muito influenciou o surgimento da Nova Era, Ordem Rosa Cruz, do Hare Krishna e do Seicho-noi-iê, sendo que este último original do Japão e se considera superior aos demais, já que tem o objetivo de abranger todas as religiões, favorecendo o ecumenismo, destruindo as bases do Cristianismo. Também foi interessante descobrir que a ideia inicial do fundador da Congregação Cristã no Brasil nada tem a ver com a atualidade desta religião, sendo seu fundador um homem íntegro, missionário e assíduo estudante e pregador da Palavra. É muito triste perceber o que os seguidores desta igreja fizeram com o trabalho, que hoje é completamente deturpado dos seus ensinamentos originais.

Para quem está à procura de um livro que reúna os conceitos e doutrinas básicas das seitas mais famosas do mundo, esta obra será bem-vinda. Lembrando que o autor não se preocupou em aprofundar o estudo, mas é um bom começo para quem deseja ao menos saber do que se trata cada uma dessas seitas, tendo também em cada capítulo os versículos bíblicos que rebatem as heresias defendidas por estas religiões.

Foi bom também poder conhecer a editora AD Santos, pois foi o primeiro livro que li dela. O autor, Jaziel Guerreiro Martins, é doutor em Ciências da Religião, pela UMESP, e professor de Teologia há mais de 20 anos.

Título: Seitas: Heresias do nosso tempo
Autor: Jaziel Guerreiro Martins
Gênero: Teologia/Heresiologia/Apologética
Editora: AD Santos
Páginas: 180p.

Comentários