sábado, 12 de outubro de 2013

Empregabilidade: Como ter trabalho e remuneração sempre


José Augusto Minarelli lançou, em 1995, um livro que iria permanecer no mercado ainda por um bom tempo. Estando já em sua 19ª edição (2002), “Empregabilidade: Como ter trabalho e remuneração sempre” continua sendo um livro atual que tem auxiliado a nortear não só a juventude a entrar no mercado de trabalho, mas os profissionais já inseridos nele a manter-se empregados.

Baseado em seis pilares (adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas, e relacionamentos), Minarelli trata a empregabilidade como um termo ainda pouco debatido nas discussões a respeito da função e permanência dos profissionais no mercado. Diante de um mundo globalizado, e cada vez mais terceirizado, a prestação de serviços tem tomado o lugar das vagas registradas em carteira de trabalho pelas empresas. É crescente o número de contratos temporários e a procura por prestadores de serviços, muito mais do que por profissionais que preencham vagas cada vez mais escassas nas organizações.

O autor trata a segurança profissional não mais como sinônimo de emprego fixo em uma empresa até a aposentadoria, mas expõe que hoje a segurança de um profissional está alicerçada na capacidade que ele tem em obter trabalho para os seus conhecimentos e habilidades e, através disso, remuneração. Lembrando sempre ao leitor que o empregador é que é o verdadeiro dono do emprego e não o empregado, o escritor incentiva o profissional a ser mais empreendedor do que apenas uma pessoa voltada para se adaptar a uma organização.

Explicando que o profissional deve procurar empregar-se ou trabalhar com o que corresponde a sua vocação, Minarelli estimula o leitor a correr atrás dos sonhos e investir neles, a não ter medo de se jogar no mercado trabalhando com o que gosta e a empreender usando atividades que excitem o profissional a crescer e a buscar sempre o melhor. O autor mostra a realidade da educação e mostra o quanto a atualização das competências profissionais é necessária para a manutenção do emprego quanto para o sucesso de um novo empreendimento. Interessante que ele explica a importância do profissional em cuidar da própria saúde e de ter sempre uma reserva financeira para casos emergenciais. Conclui os pilares falando sobre a importância de se manter relacionamentos com pessoas inteligentes, esforçadas e que de alguma forma contribuam para o crescimento e fortalecimento do profissional.

Ao final do livro, Minarelli oferece conselhos e sugestões de leitura para quem deseja construir uma carreira profissional sólida.

Título: Empregabilidade: Como ter trabalho e remuneração sempre
Autor: José Augusto Minarelli
Editora: Gente
Gênero: Economia
Páginas: 115p.

Olha que interessante o que encontrei! O site Minarelli de aconselhamento de carreira (http://www.lensminarelli.com.br/portal/). Procure no facebook pela página “Lens & Minarelli". O link aqui abaixo é um artigo do autor do livro: http://www.lensminarelli.com.br/ci-lens/upload_pic/18abr13_revistadofarmaceutico_m_empregabilidade.pdf

3 comentários:

  1. Caline, tudo bem? Sou Gustavo e trabalho, entre outras coisas, com projetos de comunicação e relacionamento com o mercado na Lens & Minarelli. A sua resenha está muito boa, parabéns. Gostaria muito de te conhecer pessoalmente. Se puder, venha tomar um café conosco. Novamente parabéns. Entre em contato comigo e vamos providenciar sua visita. gustavominarelli@lensminarelli.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Enorme prazer ter este comentário aqui! Agradeço a sugestão do café. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caline, a internet tem essas demoras. Meses depois e em uma busca no Google caio aqui novamente :). Estou esperando seu e-mail. Venha tomar um café! Abraços. - Gustavo.

      Excluir

Obrigada por passar por aqui! É uma honra ter sua opinião.