Dia Mundial do Livro merece textão



Minha paixão por livros não é tão antiga assim. Tem cerca de dez anos apenas. Sim, “apenas”. Apenas porque estou com 30 anos de idade e vejo quanto tempo perdi longe dos livros. Na infância e adolescência, os colégios em que estudei sempre exigiam a leitura de livros didáticos e lia-os com prazer, mas também por obrigação. Eu não lia obras que escolhia, tampouco me interessava em escolher.
Meu interesse pelos livros surgiu quando me senti extremamente ignorante. Isso aconteceu no último ano da Universidade. Eu estava concluindo minha formação e estava me tornando uma jornalista sem conhecimento – de nada. A verdade é que jornalistas são seres sem conhecimento de nada. A gente não adquire conhecimento na Universidade. Lá, adquirimos técnica e, no máximo, conhecimento teórico sobre Comunicação Social. Como ter senso crítico político, econômico e cultural, por exemplo, sem conhecer nada? Entrei em desespero e parti para livros dos campos da história e da política.
Não contei para ninguém o tamanho da minha ignorância, óbvio. Esse tipo de coisa a gente guarda no mais profundo abismo do nosso ser. Conversando com um professor universitário, que se tornou meu amigo – hoje fazendo doutorado –, ele confessou que começou a ler apenas quando saiu da Universidade. Eu me senti aliviada! “Caline, eu comecei a me sentir tão burro que corri para a leitura. Lia um livro atrás do outro. Corri atrás dos clássicos da literatura brasileira e comecei minha paixão por livros assim”. Aquela confissão me deixou feliz.
Como trabalhava só pela manhã, logo após o almoço eu pegava um ônibus e ia direto para o maior shopping da cidade. Essa era a minha diversão a cada quinze dias. Mas, por que o shopping? Porque lá existia a livraria que eu mais amava. Em dia de semana, o ambiente era mais tranquilo. Chegava lá por volta das 14h e só retornava para casa depois das 17h. Não, não via vitrines. Ia direto para a livraria! Quando chegava lá, mal piscava os olhos. Seguia direto para o setor de política, história, jornalismo e literatura estrangeira.
Preciso falar do cheiro... Aquele cheiro que só tem naquela livraria. Eu não sei explicar, mas tinha um cheiro maravilhoso. Além do cheirinho de livro novo, um ambiente tão bem cuidado, tão lindo! Muitos livros, quantos livros! Queria tudo para mim. Às vezes, passava umas duas horas lá dentro e saía com pelo menos um livro. Com a fome batendo, ia tomar um cafezinho e saborear um pão de queijo na cafeteria do segundo andar do shopping. E começava a leitura. Antes que escurecesse, voltava para casa para não pegar o horário de pico, nem chegar muito no escuro. Era emocionante. Saudades disso.
Livros nos conectam a outras realidades, tempos e culturas. Estou até hoje apaixonada pela Rússia do século XIX. Tudo por causa de Dostoiévski. Não é a primeira vez que escrevo sobre isso, mas é que as obras desse autor são fantásticas demais. Por causa dele, passei a pesquisar mais sobre política e Rússia do século XX. Livros de próprios escritores russos, de homens daquele povo que morreram envenenados por causa dos seus livros. Minha concepção sobre política russa mudou drasticamente e meu entendimento sobre arquitetura e cultura russas cresceu bastante. A ignorância política, o analfabetismo funcional e as distorções que fazem hoje sobre o que de fato foi a Revolução Russa são o mal do continente latino-americano. Assim penso.
Comecei a criticar livros, apontar ideologias e compreender obras conforme o pensamento dos autores. Riscar passagens, escrever no canto das páginas, criticar autores, isso é tão gostoso! Marinheiros de primeira viagem no mundo da leitura não sabem fazer isso. Acreditam piamente em tudo o que está escrito só porque o autor é doutor em qualquer coisa. Quanto mais se lê sobre determinado assunto, mais existe o poder de comparação entre obras, autores e ideologias. Você acaba ficando com uma delas. Nunca fica em cima do muro. Minha percepção sobre ideologia política mudou bastante. Hoje entendo a necessidade que alguns governos têm de dominar o campo educacional, retirar algumas questões e enfatizar outras, conforme o “gosto” deles. Ocultar informações históricas, moldar apostilas de estudantes e incentivar a leitura de apenas alguns livros é emburrecer uma nação inteira.
Livros são prazerosos, às vezes acalentam a alma, outras vezes agitam-na. Livros de literatura nos ajudam a lidar com as diferenças e, mesmo sem haver concordância de pensamento, incentivam a refletir sobre o pensamento do outro e a respeitá-lo. Os livros nos tornam pessoas com mais prudência e, ao mesmo tempo, com mais ardor na alma para lutar. Cheguei à conclusão que pessoas estúpidas não leem ou pelo menos não sabem “ler”, mesmo “lendo” alguns livros. Pessoas que de fato tem hábito de ler livros geralmente não são estúpidas, nem soberbas. Arrogância de conhecimento não combina com vida de leitura.
Meus livros são meus amigos. Tenho ciúmes deles e não gosto que peçam emprestado. Tenho uns amigos-gente que me pedem para repassar livros lidos. Como assim, gente? Como me desfazer dos meus amigos-livros? Que me desculpem, mas, não posso largar meus livros. Só em vê-los em casa já me dão alegria. Não sou apegada a muitas coisas materiais, mas aos livros sou demais. Até livros-inimigos eu guardo em casa (aqueles profundamente criticados), só para vê-los e ter certeza do motivo de serem inimigos. Os únicos que repasso são os que realmente considerei ruins.
Quanto aos livros digitais, nada contra, mas não gosto. Eles não têm cheirinho, não têm beleza. Ah, são sem graça. Contam por aí falácias que os livros em papel vão um dia acabar. Espero que isso aconteça só depois que eu estiver morta. Se você soubesse o quanto detesto livros digitais, nem discutiria isso comigo. Nada contra, mas não gosto e ponto. Respeito seu amor pelos livros digitais da mesma forma que gostaria que respeitasse minha paixão pelos de papel.
Eu amo o Dia Mundial do Livro! Mais um 23 de abril que vai se passando e muitos textos e reportagens sobre o assunto a gente acaba vendo por aí. Só em lembrar deles, já fico feliz! Você que não é leitor assíduo de livros ou um dia foi e não tem mais tempo, reagende sua vida e crie um tempinho, você vai voltar a perceber o quanto a leitura de livros é gostosa e faz toda a diferença na vida da gente. É revigorante! Que essa data nunca passe despercebida. E que venham mais e mais livros!

Comentários

  1. Oi, Caline! Tudo bem? Quanto tempo!! Participo de um clube de leitura via Whatsapp com algumas moças cristãs. Será que você gostaria de participar também? Lemos um pouco de tudo: clássicos da literatura, cristãos, etc. Depois da leitura, gravamos uma mensagem de áudio comentando.

    Os prazos são bem tranquilos...

    Seria muito legal ter você conosco!! Gosto muito do seu blog e de suas reflexões.

    Se você se interessar, entra em contato comigo no meu blog! (não achei seu e-mail aqui)

    sonhos-e-suspiros.blogspot.com

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por passar por aqui! É uma honra ter sua opinião.